Conheça

A COTEREM tem por objetivo oferecer um serviço de prevenção e tratamento, sócio familiar e terapêutico especializado às pessoas que sofrem com a dependência de substâncias psicoativas.

Baseado em atividades terapêuticas, educacionais, esportivas e profissionalizantes, nosso objetivo é restituir a dignidade dessas pessoas, recuperando-os em suas dimensões biopsicossociais e transcendentes. Também temos como missão, trabalhar os valores morais, éticos, comportamentais e espirituais.

O programa de tratamento contará com uma equipe multidisciplinar, que a partir de um o plano terapêutico individual, buscará desenvolver o acolhido num todo, abarcando todas suas potencialidades.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão: laborterapia, oficinas pedagógicas, oficinas lúdicas, atividades de grupo, atividades individuais, desenvolvimento espiritual, atividades físicas, atividades com família e grupos sociais.

Buscamos ainda promover sua capacitação profissional, o que favorecerá seu retorno ao convívio familiar, social e também sua sustentabilidade em todos os sentidos.

A COTEREM propõe proporcionar a seus acolhidos um tratamento digno e respeitoso, independente de raça, credo religioso e político, nacionalidade, orientação sexual, antecedentes criminais ou situação financeira.

Diante do consumo desenfreado das drogas e aumento da violência em nossa cidade, apresentamos o projeto Comunidade Terapêutica Emanuel – COTEREM, que possibilitará ampliar as formas de assistência qualificada dentro de uma perspectiva humanística e espiritual, para dependentes químicos do nosso municio.

Após a tragédia da barragem vimos esse cenário aumentar ainda mais, conforme os dados do CRAS, que apontam um aumento em 38% no número de pessoas em estado de vulnerabilidade e em situação de rua em nosso município. O desemprego, a perda de referencia e a ociosidade favorecem um ambiente propicio ao desenvolvimento e agravamento do consumo de substâncias psicoativas.

No âmbito social, para estimar os custos relativos ao uso de drogas (lícitas ou ilícitas) as pesquisas têm pautado expressivo aumento nos gastos com tratamento médico, decréscimo da produtividade de trabalhadores e perdas sociais decorrentes do aumento da violência doméstica, violências com os idosos e de mortes prematuras.

No Brasil, esses custos são estimados em 7,9% do PIB, cerca de 28 bilhões de dólares ao ano (dados da Secretaria do Estado da Saúde Minas Gerais 2006). Os valores referentes apenas a internamento no SUS, pelo abuso de substâncias químicas somaram entre os anos de 2009 e 2010, 510 milhões de dólares. Quando mensurados os gastos indiretamente relacionados com a Síndrome de Dependência a Substâncias Psicoativas (SPA), como o tráfico, a criminalidade (furtos, roubos, e prostituição – caminhos muitas vezes trilhados pelo dependente químico para aquisição de dinheiro para comprar drogas),  o problema toma uma proporção ainda maior.

A modalidade de atendimento Comunidade Terapêutica (CT), é um modelo residencial de tratamento da dependência química de drogas ou substâncias psicoativas (SPA) que utiliza como método a experiência de vida e de convivência em uma cultura saudável, organizada como uma micro sociedade que provoca a participação e o envolvimento desta e nesta cultura. Além disso em regime fechado para tratamento da dependência química demonstra que cada sujeito possui características e necessidades específicas, delineadas a partir de diferentes históricos de vida, dos diferentes níveis de envolvimento com a SP.